Você nasceu nos 80? Então você precisa ler isso!

A aposentadoria é um assunto que está presente na vida do trabalhador, principalmente depois dos cinquenta anos. Se você pertence a essa geração dos anos 80, infelizmente as notícias não são das melhores.

Segundo Eduardo Baer, em uma entrevista recente ao podcast Uol, apesar de o Congresso ter aprovado a Reforma da Previdência, quem nasceu na década de 80 pode não ter aposentadoria pública. Isso porque, segundo os especialistas em previdência, apesar de o país ter passado recentemente por uma reforma na Previdência, nos próximos vinte anos, o Brasil precisará passar por outra reforma.

Uma vez que nosso país continuará envelhecendo, a redução dos jovens no mercado de trabalho, compromete o sistema atual, em que os trabalhadores ativos são quem financiam os benefícios das pessoas já aposentadas. Por esse motivo, essa reforma recente que aconteceu em nossa previdência, garantiu apenas um respiro, uma sobre vida ao sistema, o que a longo prazo deverá ser repensada novamente, e assim, os trabalhadores que nasceram nos anos 80 vão se distanciando ainda mais desse “benefício”.

Em outros artigos que estão em nosso blog, já falamos sobre a situação da previdência em nosso país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nossa população envelheceu bastante, chegando a trinta milhões de idosos acima dos 60 anos. Pense que somos 207 milhões de brasileiros, esse número é bem alto!

A alta taxa de idosos brasileiros não deve ser encarada como algo ruim. Essa alta significa que houve uma melhora na qualidade de vida dos brasileiros fazendo que essa parte da população viva mais. Viver mais significa que são menos brasileiros contribuindo com a previdência e mais idosos recebendo do INSS por mais tempo. Sendo assim, a expectativa de maior longevidade recai sobre a previdência social, o que acaba tendo um efeito negativo para os cofres públicos.

Os cofres públicos sofrem com déficits cada vez maiores a cada ano que passa. Sendo assim, não é novidade para ninguém que daqui a uns vinte anos vamos precisar passar por outra reforma para tentar amenizar esse déficit.

Aumento na aquisição de previdência privada!

Com esse cenário, onde a aposentadoria social é cada vez mais distante para quem nasceu nos anos 80 e para a nova geração que está ingressando agora no mercado de trabalho agora, A aquisição da previdência privada tem sido cada vez mais comum.

A procura pela aposentadoria via previdência privada cresceu muito, e a tendência é crescer cada vez mais. Uma vez que existem vários planos para essa aquisição e várias seguradoras no mercado oferecendo um ótimo custo-benefício, além da segurança financeira futura.

Mostrar comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário