O que é a tecnologia de pagamento ‘contactless’

Com o mercado de crédito cada vez mais aquecido, novas tecnologias são lançadas para se adaptar a diferentes públicos. Você já ouviu falar em pagamento por aproximação ou “contactless”? Essa é uma tecnologia que vem conquistando muitas pessoas, por diversos motivos. O maior talvez, seja a praticidade e segurança do cliente.

Você vai ver que não é preciso nem levar o cartão de crédito com você. Está correndo na praia, saiu de casa com presa ou qualquer outro motivo que seja para esquecer o cartão? Uma pulseira de pagamento ou o celular já resolvem esse problema facilmente. E se você tem dúvidas se esse meio de pagamento combina com você ou não sabe como funciona, nós explicamos!

Como funciona o pagamento por aproximação?

Esses equipamentos que permitem o pagamento por aproximação, só conseguem realizar tal serviço, graças a tecnologia chamada NFC, siglas da palavra em inglês “Near Field Communication”, comunicação por campo de proximidade. Ou seja, as suas informações de pagamento, são transmitidas sem precisar de contato ou senha. Isso pode até gerar um certo medo de quem conhece pela primeira vez, mas o sistema é bem seguro.

Ele transmite informações como um código, em que somente a maquininha e o seu celular ou outro dispositivo se conversam, não havendo interação de outras máquinas. É possível ser necessário informar a sua senha pessoal do cartão de crédito. Isso vai depender do valor da compra. Esse limite serve como uma segurança para comprovar a veracidade do cliente.

O benefício do cartão “contactless” é a facilidade e agilidade na finalização do pagamento, que nem é preciso digitar a senha ou inserir o cartão para começar o processo. A forma de pagamento é bem semelhante com o do celular e pulseira. É só pedir para pagar por aproximação que o vendedor vai digitar o valor na maquininha e você aproxima o cartão.

O pagamento ‘contactless’ é seguro?

O pagamento por aproximação pode ser considerado até mais seguro do que o tradicional, com cartão de crédito/débito e senha. Para cada compra realizada pela tecnologia NFC, é gerado um tipo de criptografia, o que protege os seus dados do seu cartão. Isso dificulta a clonagem ou acesso a suas informações.

As máquinas estão prontas para o pagamento por aproximação?

Hoje em dia é bem fácil encontrar as maquininhas que aceitam o NFC. Normalmente apresentam um ícone na parte de cima, que facilitam o reconhecimento. Aí é só informar para o vendedor que deseja pagar por aproximação. O processo é bem simples. O lojista vai digitar o valor da compra e selecionar o meio de pagamento, é só aproximar o seu cartão, pulseira ou celular.

Leia mais artigos de tecnologia no site parceiro TecHub

Mostrar comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário