Os benefícios e modalidades do autoconsumo elétrico

Há alguns anos, a instalação de painéis solares se tornou uma prática comum para milhares de pessoas em todo o mundo, principalmente em países com muito sol durante todo o ano. Além de economizar na conta de luz, os usuários buscam reduzir o consumo de recursos e contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente.

Com uma instalação fotovoltaica, o sol se encarrega de fornecer o calor necessário para gerar energia renovável. Por sua vez, os painéis solares cumprem a função de aproveitar toda a radiação do dia, redistribuindo a carga obtida para fornecer eletricidade e até produzir água quente para uso doméstico.

Embora o uso da energia solar tenha um propósito universal, cada casa ou estabelecimento requer diferentes estruturas para gerir ao máximo o seu consumo de eletricidade. Por este motivo, convém conhecer as alternativas para conseguir uma instalação elétrica útil e com alto nível de eficiência.

Tipos de instalações fotovoltaicas

Antes de adquirir um kit fotovoltaico, é necessário determinar que tipo de instalação é mais conveniente. Atualmente é possível escolher entre 2 variantes, que vão depender da localização geográfica e das necessidades de consumo de cada cliente.

Instalações isoladas

As instalações isoladas são as mais recomendadas em áreas rurais ou remotas, onde não há conexão elétrica direta ou o acesso ao abastecimento de energia é difícil.

Este tipo de instalação costuma ser acompanhado por baterias, que são responsáveis ​​por armazenar a energia para ser usada à noite ou em horários de baixa radiação solar.

Embora as instalações isoladas envolvam um custo mais elevado, sua utilização permite que as comunidades rurais tenham autonomia energética, além de obter melhorias nos serviços de telecomunicações, iluminação, sinalização, bombeamento de água, entre outros.

Instalações conectadas à rede

Ao contrário das anteriores, as instalações ligadas à rede são ideais para aquelas empresas, lares ou estabelecimentos que pretendem reduzir o custo da sua conta de luz e ainda gerir o consumo.

Em geral, este tipo de instalação é preferível em grandes cidades ou em áreas onde o fornecimento vem de uma empresa de energia.

Em qualquer caso, ter uma instalação solar com ligação à rede eléctrica permite-lhe tirar o máximo partido da energia durante o dia, utilizando a energia de forma responsável apenas quando é realmente necessário.

Benefícios da autossuficiência energética com painéis solares

Instalar painéis solares em casa é muito mais do que um luxo. Por este motivo, ter um fornecimento de energia elétrica renovável, inovador e 100% natural permitirá que você:

  • Tenha eletricidade o tempo todo sem prejudicar o meio ambiente, sua casa ou seus aparelhos elétricos.
  • Reduza legalmente em até 80% o custo de sua conta de luz.
  • Reduza a poluição e o consumo de recursos não renováveis, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
  • Tenha a tecnologia mais avançada e segura em matéria de energia, sem afetar sua qualidade de vida.
  • Economize nos custos de manutenção, pois cada painel solar tem uma vida útil de mais de 20 anos.

Devido à sua versatilidade e grandes benefícios, a instalação de energia solar é uma opção a ter em consideração em todos os momentos.

Mostrar comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário