NASDAQ ou Ibovespa: qual a melhor para o brasileiro investir?

Alguns especialistas de corretoras conhecidas aqui no Brasil, como XP Investimentos e BTG Pactual, resumiram alguns pontos que podem atrair os brasileiros para investir nos Estados Unidos, principalmente pela maior liquidez do mercado.


Publicidade

cur.to: conheça uma solução totalmente em português para montar páginas para links da bio do Instagram e do TikTok. Perfeito também para profissionais, entidades e marcas que não tem site.


Uma maior liquidez

Esse é um dos maiores alvos quando alguém pensa em realizar um investimento. Pela queda da SELIC no Brasil, deixamos de ser grandes exportadores, partindo assim para uma realidade que o povo conservador começou a ingressar no mercado de renda variável e também em criptomoedas.

Um dos melhores ETFs para se investir é o do índice Dow Jones. Caso o investidor quiser lucrar com a valorização dos principais títulos americanos, ele pode optar por uma compra no vencimento de até 20 anos. Dá para operar em baixo, médio e alto risco. Caso você queira investir em um ETF brasileiro, pode investir no EWZ. Ele é um índice atrelado ao preço do petróleo no país.

Maior número de ativos no mercado

No mercado americano há um maior número de opções de ativos, com mais vencimentos e a liquidez em maior escala, considerando a força do dólar em comparação ao real. Porém assim como em todo novo mercado, é preciso ter cuidado ao investir. E é preciso saber que você irá receber já os dividendos descontado de impostos nos Estados Unidos, algo que não acontece no Brasil, por conta de não existir uma tributação para esse tipo de rendimento.

Dá para ficar “vendido” mas com altas opções de liquidez

Ficar vendido é um termo que soa muito familiar para todos que operam em Bolsa de valores. Isso normalmente acontece quando você já compra alguma opção de fundo de investimentos pensando que a sua rentabilidade está próxima de chegar ao seu topo, logo se preparando para realizar uma venda. No mercado americano sempre vai haver opções de achar ações para aluguel e com empresas de boa liquidez.

Um mercado adicional – Os ETFs

Investir em ETFs nos Estados Unidos é quase considerar uma outra bolsa dentro da Nasdaq, por exemplo. Para efeito de comparação aqui no Brasil, temos um pouco mais de 12 Etfs que acionistas podem negociar. Já na Bolsa Americana temos mais de quatro mil empresas listadas nessa categoria.

Poder comprar ações fracionadas

Em geral no Brasil as ações são compradas em frações de 100, por que é mais comprovado que a partir dessa forma de investimento a rentabilidade é maior. Para que você entenda, digamos que você queira comprar um papel de uma ação que está custando 100 dólares. Caso não queira investir todo esse valor, pode comprar fracionado, como 50 dólares. Assim terá adquirido 0.50 do capital como acionista.

O mercado internacional olha a Ibovespa?

A Bolsa de São Paulo é a maior da América Latina. Pelo real ser uma moeda um pouco mais acessível a peruanos, mexicanos e argentinos, que são países que apresentam um bom índice de desenvolvimento e próximos ao nosso país, preferem investir nas empresas brasileiras do que propriamente no mercado americano. Já a gente prefere olhar para a terra do Tio Sam e concentrar uma parte do patrimônio em dólares.

A nossa Bolsa subiu bastante nos últimos anos, tendo várias vezes a meta de 100 mil pontos atingida, algo que algumas oportunidades não aconteceram nem mesmo na NASDAQ. Porém o baixo número de ativos, juntando ações, ETFS e FIis, que chegam a quase 400 e uma liquidez relativamente baixa, faz com que os estrangeiros ainda não invistam tanto aqui. A conta que se faz é que com menos dólares ou euros, é possível investir em mercados mais consolidados e ter maior liquidez, além de menores riscos.

Mostrar comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário