App gratuito ajuda na automação de cervejarias artesanais e caseiras

Chegou ao mercado o HANB (Have a Nice Brew), um aplicativo voltado a quem produz cerveja artesanal. Desenvolvido utilizando Internet da Coisas (IoT), auxilia a monitorar e controlar a produção de cervejas. O app, que está disponível para iOS e para Android, o cervejeiro pode ter no seu celular ou tablet o controle de temperatura do processo de fabricação da cerveja durante as duas fases principais da produção: Brassagem e Fermentação.

A temperatura correta, sem variações, e o tempo são fundamentais para a qualidade da cerveja produzida. No entanto, muitos cervejeiros acabam produzindo sua cerveja em locais distantes e acabam perdendo o controle sob essas duas variáveis importantíssimas no processo de fabricação. O HANB resolve esse problema dando a informação em tempo real ao usuário, podendo agir, junto ao equipamento (resistência elétrica, fermentador auto-refrigerado ou geladeira, por exemplo), para que a temperatura seja mantida, independente se ele estiver perto ou não da cervejaria, pois por se tratar de um App + IoT a informação estará disponível a todo momento na palma da mão.

O HANB será gratuito e segue o conceito de maker, ou também conhecido como DIY (Do It Yourself). Dessa forma, quem quiser utilizá-lo poderá adquirir os sensores de acordo com as especificações fornecidas no site do HANB (hanb.app). Todo o conjunto de hardware custa aproximadamente R$ 100,00 e qualquer interessado pode comprar as peças e montar.

“A ideia é também criar uma comunidade de usuários e desenvolvedores, que elaborem novas funcionalidades e possam atuar até como integradores”, explica o Diretor de Inovação da ART IT, Rodrigo Bizarro.

Mercado de cervejarias artesanais no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, sem contar as que não possuem registro. Em 2018, por exemplo, cerca de 185 novas fábricas foram registradas, um crescimento de 35% no ramo.

Diversos setores estão explorando produtos especiais para atrair clientes. Com as cervejas artesanais um novo público está surgindo, valorizando as marcas produzidas artesanalmente e a qualidade das produções em pequenas escalas.

“Com o HANB, não queremos apenas beneficiar os cervejeiros caseiros, mas também evoluir nessa disciplina para poder oferecer novos serviços em IoT na ART IT, ainda em 2020”, revela Rodrigo Bizarro.

Mostrar comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário