3
11

6 dicas para aumentar as vendas da sua empresa

O número de vendas é o principal indicador do desempenho de uma empresa. Não é o único, mas é o mais direto. As vendas estão ligadas ao crescimento e permitem que você tenha uma referência ao estado atual dos negócios.

É claro que se os seus produtos não forem vendido ou tiverem pouca saída, algo está errado com o sistema. Situações de crise são especialmente difíceis para algumas empresas, que enfrentam o imenso desafio de equilibrar suas contas. Para isso, o mais comum é usar duas alternativas: reduzir o investimento em outras áreas do negócio ou optar por fornecedores com preços mais baratos.

O problema é que nem sempre existe essa margem de manobra. Quando nenhuma das opções é viável, os gerentes de negócios ainda têm uma saída para as situações de crise. Trata-se de aumentar as vendas, opção geralmente apresentada em três cenários básicos:

a) Quando a empresa perdeu sua influência no mercado.

b) Quando a empresa deseja aumentar suas vendas naturalmente.

c) Quando a empresa começa a atrair seus primeiros clientes.

Eu quero aumentar minhas vendas. Como eu faço?

O primeiro passo é desenvolver um plano de aumento de vendas, apoiado, é claro, no plano de vendas genérico. Este documento deve delinear a situação atual da empresa a este respeito e definir os objetivos da estratégia. Cada empresa tem motivações diferentes para aumentar suas vendas. Mesmo assim, as estratégias básicas para isso podem ser aplicadas em qualquer contexto. Vamos ver alguns:

Use incentivos

Um bônus ou incentivo pode acelerar uma venda complexa. Se o cliente não tiver certeza absoluta, ficará convencido. E se sua atitude foi relutante, você ouvirá com mais atenção a proposta.

Entrega rápida

Os clientes tendem a optar por empresas que garantem a entrega rápida de seus produtos. Muitos não querem esperar. Portanto, é importante otimizar o serviço de entrega e insistir na ideia de que a empresa estará sempre disponível em qualquer eventualidade.

Facilite o processo de compra

Com a compra do produto o ciclo se completa. Mas se o cliente encontrar inúmeras dificuldades para adquiri-la, acabará desistindo e procurando uma marca em que tenha menos dificuldades. Um exemplo disso são as vendas online, que em alguns casos têm muitas etapas.

Atualize sua publicidade

A publicidade, como os mercados, não é estática. Requer modificações que podem ser aplicadas em certos termos. A questão é renová-lo de tempos em tempos e analisar os efeitos que isso produz nos consumidores.

Independente do segmento de sua empresa, seja de finanças e carteira administrada, moda, emagrecimento, entre outros, é essencial marcar presença nas mídias sociais, adotar estratégias de marketing digital e de conteúdo. Uma agência de marketing ou publicidade pode ajudá-lo com isso.

Abordar opiniões de clientes

Quem não sente falta de reclamações, opiniões e recomendações dos consumidores está perdendo a oportunidade de aumentar suas vendas. A parte de ter um canal de reclamações e sugestões, seja um número de telefone, formulário, e-mail e outros, são essenciais para saber qual a opinião dos clientes em relação ao serviço.

Se os clientes forem atendidos adequadamente, eles se sentirão cuidados e provavelmente não sairão em busca de outra marca. Os escritórios de atendimento ao cliente são o melhor exemplo.

Não venda apenas benefícios

Muitas estratégias de publicidade resultam nos benefícios da compra de um produto. E está tudo bem que eles façam. O que acontece, porém, quando alguém decide se concentrar no que o cliente perderia por não escolher este ou aquele serviço? Às vezes, esse sistema “sem fins lucrativos” é uma boa maneira de chamar a atenção dos consumidores e ganhar visibilidade.

Mostrar comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário