4 dicas simples para uma contabilidade bem-sucedida

Como proprietário de uma pequena empresa, você provavelmente faz um pouco de tudo.

Em um dia normal, você pode servir como balconista, contato de atendimento ao cliente, profissional de marketing, analista e até mesmo contador. Com tanto para fazer e tão pouco tempo, muitas vezes é difícil dedicar energia suficiente a qualquer tarefa – e isso inclui gerenciar seus livros de contabilidade.

De muitas maneiras, a contabilidade é a espinha dorsal dos negócios, fornecendo um registro vivo de suas transações e oferecendo uma perspectiva do curso de suas operações. Como tal, registros precisos e metodologias eficazes são extremamente importantes.

Aqui está o que você precisa saber sobre uma contabilidade bem-sucedida para pequenas empresas.

1. Crie um plano infalível

Para ter sucesso, você precisa de um plano de negócios completo e bem elaborado. Então, por que sua abordagem com relação à contabilidade deveria ser diferente?

Ao configurar seus sistemas de contabilidade, não faça o mínimo com planos para embelezar as coisas mais tarde. Em vez disso, coloque tempo e esforço na criação de um plano de contas sólido, processo de fechamento mensal e práticas e procedimentos de relatórios financeiros.

Algumas entradas perdidas ou transações classificadas incorretamente podem custar muito dinheiro, colocando seu negócio incipiente em uma situação difícil.

Se o seu histórico de contabilidade estiver um pouco enferrujado, reserve um tempo para conversar com um profissional para garantir que você está no caminho certo. Um especialista em pequenas empresas pode ajudá-lo a marcar todos os itens da sua lista, fazendo recomendações profissionais que você pode usar para seguir em frente com confiança.

Mulher alegre escrita em documentos Foto gratuita

2. Escolha o software certo

O software que você usa em suas práticas contábeis significa mais do que você pode imaginar. Embora organizar despesas no Excel e cortar cheques manualmente possa parecer fácil – especialmente nos primeiros dias, quando as transações ainda eram bastante limitadas – uma empresa em crescimento logo ficará fora de controle sem uma organização apropriada.

Uma boa plataforma de contabilidade pode fazer muito pelo seu negócio, fornecendo uma base sólida de qualidade e consistência. Um software baseado em nuvem, geralmente é o melhor, oferecendo acesso em qualquer lugar, a qualquer hora, de qualquer dispositivo.

Além disso, esses tipos de soluções para pequenas empresas geralmente são fáceis de usar, mesmo para especialistas não contábeis.

O software de contabilidade não é o único ativo de que você precisa; uma plataforma de folha de pagamento também é importante, ferramentas que podem tornar os pagamentos rápidos e fáceis – e mantê-los em conformidade com as regulamentações locais, federais e as leis fiscais – para ajudá-lo a aliviar a pressão do dia de pagamento.

3. Mantenha-se atualizado e organizado

Às vezes, nos negócios, o tempo foge de você. Os clientes precisam de ajuda, o estoque precisa ser organizado, surgem emergências e, em pouco tempo, seu dia acaba antes que qualquer coisa em sua lista de tarefas seja realizada.

É normal deixar que as tarefas administrativas caiam no esquecimento de vez em quando, mas suas tarefas de contabilidade precisam estar atualizadas. Quando o tempo começa a passar, as transações escapolem e, em pouco tempo, você perderá completamente a noção de quanto está ganhando e gastando – e isso é um problema.

Não importa o que mais esteja acontecendo em seu dia, você precisa reservar tempo para as tarefas de contabilidade. Felizmente, a tecnologia torna isso fácil. Com um software que pode digitalizar recibos para faturamento instantâneo e oferecer acesso baseado em nuvem, é possível manter-se atualizado sobre suas finanças sempre que for conveniente.

Feche acima do detalhe do contador sério profissional sentado no escritório de luz, verificando os lucros das finanças da empresa na calculadora Foto gratuita

4. Terceirizar sempre que possível

Conforme sua empresa cresce, também cresce o suporte necessário. O que costumava ser algumas dezenas de transações por dia, logo se transformam em algumas centenas, deixando você com muitos lançamentos contábeis para fazer e tempo limitado. Isso pode ser extremamente opressor, especialmente para aqueles sem um sólido histórico em práticas contábeis corporativas.

Quando suas obrigações contábeis começarem a substituir suas outras tarefas e você não estiver preparado para contratar um membro para equipe em tempo integral para fazer nada além de supervisionar a contabilidade, uma alternativa terceirizada pode ser a solução perfeita.

Fornecendo acesso fácil e acessível a contadores profissionais sem nenhum dos custos indiretos de um funcionário interno, a terceirização pode ajudá-lo a economizar tempo e energia sem sacrificar a qualidade ou integridade do serviço.

Serviços terceirizados de contabilidade e escrituração, podem ajudá-lo a enfrentar as tarefas tediosas, deixando mais espaço em sua agenda para fazer o que é mais importante.

A abordagem certa pode fazer uma grande diferença

Administrar uma empresa é tudo menos fácil. Desde equilibrar todas as muitas tarefas necessárias para manter as portas abertas e as luzes acesas todos os dias até garantir que nenhuma responsabilidade importante seja esquecida, às vezes pode parecer que não há como progredir.

No entanto, a abordagem correta da contabilidade pode fazer uma grande diferença, fornecendo as ferramentas de que você precisa para manter sua empresa em uma posição estável.

Coloque essas 4 dicas simples para trabalhar em seu negócio, e você achará muito mais fácil manter sua empresa em movimento.

Mostrar comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário